6/25/2013

Como Conservar o Tartufo

Uma vez colhido na sua melhor condição, o estado de graça do tartufo não dura a longo. Em um breve tempo o Tuberi sofre um processo de maturação bioquímica que lhe rende menos consistência, alterando seu aroma. 
É possível conservar o tartufo fresco. Alguns aconselham antes de tudo não retirar a terra para não acelerar o processo de formação de microorganismos. Embrulhe cada tartufo em um pedaço de guardanapo de papel e coloque em um frasco com tampa mantendo-o fechado, na parte menos fria da geladeira. O guardanapo deve ser trocado todos os dias. Este método permite uma conservação de no mínimo oito a dez dias, não mais para o tartufo branco, e uns quinze para o Negro.
O outro método é o do arroz, que consiste conservar o tartufo em um pote. Todavia, segundo os espertos, tal método não é um dos melhores, porque deixa que o tartufo seque, retirando o ar e facilitando a excessiva maturação.
Outro sistema para conservar mais a longo cada espécie de tartufo é aquele de deixar curtir em óleo, recovando uma salsinha, na geladeira. Dessa forma pode-se conservar por mais de um mês sem alteração de seu sabor.
Ou mesmo se pode triturar o negro, ou fatiar se for o branco e acrescentar um pouco de manteiga mórbida e um pouco de sal, esse método propicia uma durabilidade de aproximadamente um mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário