Com o nome de Tartufo, similar ao funghi, ambos pertencem a ordem dos Tuberales (classe Ascomycetes). Porém, enquanto o funghi possui um corpo vegetativo representado de um mofo branco (micélio), constituído de milhares de filamentos extremamente sutis e finos, o tartufo vive escondido em terrenos e se une fisicamente em minúsculas raízes de varias plantas da floresta, denominada “micorriza”.
O Tartufo pode ter uma superfície lisa ou verrugosa. Sua cor pode ser branca, amarelada, preta ou mesclada. Existe dezenas de espécie desse funghi, cerca de trinta somente na Europa, distribuídos nos vários continentes. A espécie mais apreciada, porém, possui zona de produção extremamente limitada.
Geralmente são provenientes da região Toscana e Piemonte, e seu crescimento é a cerca de 10 a 12 centímetros abaixo da superfície do solo nos bosques habitados por uma árvore de poucas folhagens conhecida como “Pioppo”. Há dois tipos de “Pioppo”, o escuro e o Branco. Crescem perto de suas raízes as trufas negras e brancas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário