4/26/2013

Os Benefícios das Fibras

São sete os nutrientes que o Homem necessita e retira dos alimentos:
Água, fibras, carboidratos, lípidos, minerais, proteínas e vitaminas. Falaremos aqui sobre as fibras.
As fibras são um conjunto de substâncias – celulose, gomas, hemicelulose, lignina, mucilagens e pectinas – da família dos hidratos de carbono. São compostos que não são digeridos nem absorvidos pelo nosso organismo e, apesar de não terem funções plástica, energética ou de ativação metabólica, têm um papel demasiado importante para serem descurados na nossa alimentação.
Uma alimentação rica em fibras é promotora da saúde a vários níveis:
- mantém ou recupera o equilíbrio da flora intestinal, impedindo ou favorecendo o desenvolvimento de bactérias prejudiciais ou benéficas, respetivamente;
- contribui para uma boa formação de fezes, tornando-as mais hidratadas e moles;
- estimula a motilidade do intestino, melhorando a circulação e evacuação das fezes;
- promove o esvaziamento da vesícula biliar, contribuindo para melhores digestões e prevenindo a formação de cálculos na vesícula;
- aumenta a capacidade de eliminação do colesterol e de gorduras, diminuindo os seus níveis de circulação no sangue;
Um outro benefício da utilização de fibras na alimentação é a sensação de saciedade que do seu
consumo resulta, controlando assim a ingestão de outros alimentos que, ao serem calóricos, elevam o aporte energético para níveis superiores aos necessários.
Numa alimentação racional a quantidade de fibras deve ser sempre superior a 10 g por dia e este nutriente deve estar presente em todas as refeições. As fibras encontram-se em alimentos de origem vegetal, particularmente os cereais e seus produtos derivados – farinhas, massas e produtos de panificação; frutos; hortaliças; legumes e leguminosas – ervilhas, favas, feijões, grãos e lentilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário