5/08/2013

Guardada como Joia

Valiosas e ultradelicadas, as trufas frescas não aceitam nenhum tipo de conservação tradicional. Nada de freezer ou vácuo. Para prolongar a duração das trufas – o que pode ser feito, sem prejuízo, por no máximo 10 dias – elas não devem ser limpas. 
“Tem de deixar com a terra e guardar na geladeira, de preferência dentro de um vaso de vidro. Deve-se colocar arroz pôr baixo e embrulhá-las em papel tipo de açougue ou guardanapo de papel. A idéia é tentar manter a trufa em condições semelhantes às que ela tinha em baixo da terra”. As trufas não apodrecem. Com o passar dos dias elas ficam acinzentadas pôr dentro e são invalidadas para uso porque perdem o perfume e aroma.
O que, afinal, faz da trufa um ingrediente tão disputado? “Ela é uma estrela, uma primeira-dama. É um clássico da gastronomia, não precisa de invenções”.
“O grande barato é o cheiro e ela deve ser servida com pratos simples. A combinação perfeita é com ovo frito simples, com tagliolini, carpaccio cortado grosso com azeite e trufa branca”.
A trufa deve ser laminada e servida por cima do prato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário