A erva-mate possui uma grande quantidade de cafeína, sendo por isso um ótimo estimulante. Combate a depressão. Diminui, ainda, os triglicerídeos no sangue, ajudando nas dietas de redução de peso e na prevenção de doenças cardíacas. Também possui quantidades apreciáveis de vitaminas A, B, C, D e E, de sais minerais como cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor e de substâncias antioxidantes, como compostos fenólicos e ácido clorogênico. Essa propriedade antioxidante retarda o envelhecimento do organismo e diminui a probabilidade de câncer.
A erva-mate diminui as taxas de mau colesterol e aumenta as de bom colesterol. Pesquisa da Universidade de São Paulo indica que combate a aterosclerose. A sua riqueza em vitamina E ajuda a regularizar as funções sexuais. Pesquisas científicas preliminares indicam que o mate pode atuar na prevenção e como auxiliar no tratamento do mal de Parkinson.
Porém deve-se evitar seu consumo excessivo, pois o excesso de cafeína pode causar nervosismo, irritabilidade, insônia, gastrite e dependência.
Recomenda-se seu consumo habitual, porém em quantidade moderada. Desta forma, seus benefícios para a saúde serão maximizados e seus efeitos negativos serão evitados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário